Pular para o conteúdo principal

Quando os livros foram à guerra (E porque eles foram!)


Meu interesse por livros sobre guerra nunca foi dos maiores, mas esse título logo entrou para a minha lista de platonices literárias. Ainda bem! Já posso dizer que também gosto dos livros sobre guerra. 


Resultado de uma minuciosa pesquisa da autora Molly Guptill Manning, Quando os livros foram à guerra narra a importância dos livros durante a Segunda Guerra Mundial, apesar da queima de milhares de exemplares por Adolf Hitler, na Bebelplatz* (Confesso que, quando li esse capítulo, engordei alguns quilos com o choro que engoli.). Manning narra, com riqueza de detalhes históricos, como os aliados utilizaram os livros contra a guerra.
A partir do momento em que se reconheceu a promoção de uma guerra intelectual por Hitler, em meio à guerra bélica, os EUA começaram trabalhar para vencer a Segunda Guerra Mundial, junto com seus aliados, utilizando os livros. Acreditaram que, além de treinamento pesado, o exército precisava de “recreação simples, popular e barata. Precisava de livros.”

Foi surpreendentemente boa a forma como a autora me deixou ansiosa pelas páginas seguintes, por exemplo, como quando ela narra a criação da Army Library Service (Serviço de Biblioteca do Exército), em 1921, utilizando dados históricos de maneira dinâmica e entusiasta. O surgimento desse (fantástico) serviço começou depois da Primeira Guerra Mundial, quando os livros se tornaram artigos de primeira necessidade nas instalações militares; foi o pontapé inicial para o que eu (modestamente) considerei uma autêntica revolução literária e editorial. Li o capítulo todo, tentando visualizar o trabalho de modernização dos acervos militares, a forma como os livros foram escolhidos, catalogados, comprados…

Achei incrível como Manning despertou em mim outro olhar sobre a guerra! Nunca imaginei ter havido tanto esforço para explicar aos soldados o motivo da guerra, enquanto ela ocorria; ao mesmo tempo vários livros eram enviados para recreação desses soldados. A forma como essa autora me fez pensar um pouco mais na vida sob uma economia de guerra, imaginar que soldados buscavam nos livros atrativos para preencher os vazios trazidos pela guerra, que homens feridos encontraram nos livros esperança e cura, como na história de Charles Bolte, que teve uma das pernas amputada enquanto estava na África: 

Embora outras muitas coisas tenham ajudado Bolte a se curar, ele colocou as dezenas de livros que leu como a mais importante delas.

Durante o período de sua hospitalização, Bolte recebeu visita do amigo que estava sendo tratado por um ferimento a bala. No hospital, o amigo segurava um exemplar de A quinta coluna (Ernest Hemingway), como se fosse um troféu. Neste livro através de um personagem de Hemingway que encontrou no choro o alívio para as dores causadas pela perna quebrada, o soldado Bolte, que até então não havia se permitido chorar, também encontrou seu conforto para todas as preocupações que o rondavam: cobria a cabeça e se permitia tentar chorar.

O que acontece durante a convalescença de um ferimento grave pode amargurar ou adoçar um homem para sempre.

Além de histórias como a do soldado Bolte, não é difícil encontrar citações emocionantes e sensíveis, como o trecho de Aeropagitica, de John Milton, que fala sobre a importância dos livros coletados no Victory Book Day**:

Os livros não são coisas mortas, pois contêm em si uma potência vital capaz de torná-los tão ativos quanto os espíritos dos seus progenitores. Mais do que isso, preservam como numa ampola, a mais pura eficácia e essência daquele intelecto vivo que o gerou.

Outro assunto muito interessante abordado pela autora é a “transição” de livros com capa dura para livros com capa em brochura. Manning ressalta a importância dos livros no formato brochura, que ajudaram no manuseio pelos combatentes: mais leves, menores e mais baratos. É incrível (Pelo menos para mim!) imaginar que houvesse “preconceito social” contra livros nesse formato. Tudo bem que os livros com capa dura sejam mais robustos, com melhor acabamento e blá, blá, blá… mas o que interessa não é o conteúdo? Não é o impacto que o texto causa no leitor? Assim como nas pessoas, não é o conteúdo que realmente deve ser levado em consideração?
A importância de publicações em formatos adequados às vidas dos soldados era tamanha que, em março de 1942, foi criado o Conselho sobre Livros em Tempos de Guerra. A criação desse conselho uniu a indústria bélica e a indústria editorial, para que os aliados vencessem a Segunda Guerra Mundial.

‘Os homens de letras dividiam a responsabilidade com os fabricantes de armas e quem as usava’

O objetivo da criação desse Conselho era “[...] estudar como os livros poderiam servir ao país durante a guerra.”, e durante toda sua existência, teve como slogan: “Livros são armas na guerra de ideias.”

Como a autora conta, nem tudo foram flores, e as dificuldades tiveram que ser dribladas, mesmo após a criação do Conselho e da Armed Service Edition (Que, a grosso modo, era uma editora militar.). A escolha dos títulos foi um grande impasse nessa força-tarefa, porque esbarrava na censura feita por alguns membros do Conselho (E também dos governos.).
Mas essas dificuldades aos poucos foram vencidas e, graças ao apoio de autores e editores, os mais diversos títulos e gêneros foram distribuídos para os soldados da Segunda Guerra Mundial. Uma prova disso é a declaração de um soldado, que Manning menciona em um dos capítulos:

Desde a infantaria aerotransportada das linhas de frente até o Corpo de Finanças da retaguarda, você encontrava rapazes lendo como jamais haviam lido antes.

Uma característica muito importante e interessante do livro é a forma como Manning narra algumas histórias, sobre como os livros ajudaram os soldados a superar as mais diversas situações estressantes e perigosas nos campos de batalha. Um exemplo que me chamou muita atenção foi o caso de um soldado raso que havia lido alguns capítulos do livro Queen Victory, mas sua unidade foi convocada para os campos de batalha repentinamente; rapidamente ele colocou seu livro no bolso. Durante a batalha, enquanto as balas “zuniam”, esse soldado começou a entrar em pânico e achou que seria seguro correr pra um lugar com arbustos e moitas, mas o que ele achava ser uma sólida barreira cedeu com seu peso e, ao aterrissar numa vala bem funda e estreita, sentiu o livro em seu bolso. Enquanto bombas eram explodidas, ele recomeçou a leitura.

O livro o acalmou e ocupou sua mente até que o bombardeio terminou, e ele pôde ser levado a um hospital. Dias depois, acamado, ele acabou de ler o livro.

Além de tudo que já mencionei, vários outros assuntos são tratados nesse livro: sexo, livros jogados no lixo, censura… Eu poderia escrever um livro (Só que não!) falando sobre como o Quando os livros foram à guerra é de suma importância para as aulas de edição, para a literatura e para a história.

Muitas informações dadas pela autora talvez sejam de conhecimento da maioria dos leitores deste texto, mas acredito que quando expostas, da forma como estão, nessa publicação maravilhosa, é que essas informações causem o impacto necessário para que os livros sejam ainda mais valorizados. A sensibilidade que as palavras de Manning “exalam” é muito tocante, contagiante!!! Isso me fez questionar (ainda mais) o motivo de muitas pessoas não reconhecerem o poder de transformação que os livros têm!

Ainda em tempo, deixo aqui duas informações muito pertinentes e que me chamaram atenção: na Alemanha, há um monumento que simboliza a queima dos milhões de livros, mas, nos EUA, não existe nenhum monumento que simbolize a importância dos livros na guerra. 

E o governo teve mais uma boa ideia: os livros agora ajudariam os veteranos enquanto eles se preparavam para retomar sua vida como civis [...]

*Bebelplatz: praça situada entre a Universidade Friederich Wilhelm e a Ópera de Berlim.
**Victory Book Day: 17 de abril de 1942, sexta-feira, foi batizada assim, com o intuito de impulsionar ainda mais as doações de livros para as instituições militares.

Ficha técnica
Título original: When books went to war
Título brasileiro: Quando os livros foram à guerra
Autor: Molly Guptill Manning
Tradução: Carlos Szlak
Este texto foi revisado por Lorena Almeida

Com carinho, Cotovia Literáira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os machões dançaram (E bem mal, hein?!)

Mulher é minha causa. Mulher é meu dogma. Mulher sempre foi minha cachaça e meu comunismozinho.   No livro final da trilogia “Modos de macho & modinhas de fêmea” Xico Sá publica crônicas inéditas e também crônicas já reproduzidas no jornal El País e Folha de São Paulo. São crônicas sobre amor e sexo, que a maioria das pessoas podem julgar terem sido escritas para o público feminino. Mas se o público masculino se aventurasse nas leituras dessas crônicas, teriam muito a aprender, hein?!   O livro é uma afronta ao machismo e uma apologia à liberdade de amar, à sensibilidade e, principalmente, à mulher! Não, não é a sensibilidade de chorar por tudo, de mimimi… é sensibilidade no olhar, no tocar, no não tocar...   Em uma das primeiras crônicas, ele elogia Clint Eastwood (Quando a foto foi publicada, em 2012, o ator tinha 82 anos.), por recusar o uso de photoshop em sua foto na capa da revista “M” (Suplemento do jornal francês “Le Monde”). Na mesma crônica, ele menciona a

a bruxa e o espantalho (Que belezura!)

Costumo dizer que investir em um livro de imagem é uma excelente ideia, porque esse tipo de livro é infinito. Principalmente se o leitor for uma criança, porque a cada vez que a história for lida pela criança ou contada pra ela, a história será recebida por uma perspectiva diferente. Mais ou menos como quando relemos um livro e, após cada releitura, fazemos uma interpretação diferente dele. A bruxa e o espantalho é um livro de imagem, com capa dura, relativamente barato, traz as espetaculares ilustrações do artista mexicano Gabriel Pacheco  e que foi  publicado no Brasil pela Editora Jujuba .  As ilustrações de Gabriel Pacheco narram a história de uma bruxa que voava em “bando” com outras bruxas (Assim como as aves!) utilizando seu monociclo, enquanto as outras bruxas utilizavam suas vassouras. Mas em algum momento da viagem, essa bruxa diferentona se distrai com um passarinho, cai do seu meio de transporte diferentão e, além de ser duramente criticada, é excluída do bando

“Mas e eu? Quem vai cuidar de mim?” Ah... Nisso eu não tinha pensado!

Acredito que o (para)texto da quarta capa do livro Ah... nisso eu não tinha pensado! foi bem econômico ao dizer que a narrativa e as imagens falam “apenas” sobre solidariedade... acreditem senhoras e senhores! Esse livro vai muito além de solidariedade! A história começa com a descrição de uma cidade devorada por concreto e asfalto, e que antecede a história de um velhinho, morador de uma casa que é antiga e acolhedora, para os padrões das construções ao redor dela; com duas cerejeiras no quintal, um grilo morando perto da lareira e uma entrada sem muros e grades, sua casa ocupava um lugar desejado por uma grande construtora, que já o havia notificado sobre a desapropriação e também sobre o despejo. Mas mesmo que construtora tivesse prometido a ele um lugar adequado para morar, o velhinho estava muito triste, porque para ele, o lugar adequado era a casa dele! Ele a tinha construído, lá tinha vivido com sua mulher e seus filhos, lá guardava todas as suas lembranças...